DEMOCRATIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE CULTURAL
- Ramon Patrese
- 26 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

Por trás das comidas, das danças e músicas tipicamente nordestinas que envolvem as quadrilhas juninas estão os laços sociais construídos e firmados nesse processo. A valorização do jovem nordestino às suas raízes é fundamental para que ele aguce a sua cidadania e autoestima, uma vez que se sentirá inserido em uma atividade da sua terra junto com sua comunidade.
Dessa forma, o Projeto Cultural Teresina Show será uma forma eficaz de investimento na cultura local, a fim de popularizá-la e propagá-la no Estado do Piauí. Trata-se ainda de uma oportunidade para a juventude mais carente, inclusive àquela das comunidades de maior índice de violência e criminalidade, ter acesso a cultura e ao lazer de forma econômica e arraigada as suas tradições, bem como perpetuar o patrimônio cultural da região.
Entre as estratégias do Projeto para a democratização do conteúdo cultural será a realização de ensaios do grupo em praça pública e em outros espaços de acesso público; realização de apresentações gratuitas, participação em festivais sem cobrança de entrada.
Um dos produtos culturais do projeto, a Quadrilha Junina Luar do São João, se apresentará em Teresina-PI, como também em cidades de norte a sul do Piauí, principalmente para as comunidades mais carentes do Estado Piauí, promovendo assim a circulação da dança junina para as mais diversas camadas da sociedade piauiense.
O Projeto Cultural Teresina Show revela que, por intermédio da execução de ações planejadas e monitoradas, pode-se chegar a resultados concretos de impacto positivo na vida cultural do cidadão.
Preservar a cultura é preservar a história, é preservar a vida.
Comentários